Muito se fala para aí que o Mundo anda à beira de uma nova Guerra Fria.
É claro que se fala nisto porque esta época balnear não morreu ninguém em assuntos bélicos, por isso esta realidade já nos é muito estranha..
A verdade é que desde a Queda do Muro, que não se assistia a nada assim, não estando nós já familiarizados com tensões, guerras, massacres e barbáries.
Eu não percebo qual é a surpresa, da mesma forma que todos os anos é notícia haver cheias em Lisboa às primeiras chuvas, o pânico sensacionalista de anunciar uma guerra fria, porque à semelhança das referidas cheias, entramos na estação de a guerra ser de facto fria! Está um frio do caraças! Estamos no Outono e o inverno já não tarda, com o Natal e o perú postumamente e rapidamente resfriado! É claro que a guerra agora é fria, pela mesma razão que nesta tarde de sábado ainda não parei de bater o dente! É claro que é uma guerra fria! Apetece lá sair de casa para ir brincar às guerras e aos tiros! Longe vai o tempo em que o nosso sempre respeitado e querido Raul Solnado "andava na guerra bem quentinho"!
Ninguém no seu perfeito juízo se vai por num avião para ir fazer a guerra, lá em camaradagem com o Inimigo, quando chove granizo, ou se vão por dentro de um tanque, sujeitos a que lhes salte uma tampa de esgoto ao caminho! É que ainda dá um prejuízo jeitoso e é uma maçada!
Quer dizer, os russos que são os Russos, andam lá metidos na sua vodka, digo, vida, metem mais medo a fazer passeios de fragatas e de aviões do que o pessoal que tira selfies mascarados enquanto cortam cabeças e chacinam populações inteiras,só porque põem vírgulas em pontos diferentes do mesmo texto! Ou porque aqueles territórios dão mais uns trocos ao fim do dia do que o bocado de terra ao lado!
Se os Russos gostam de cá vir, acho muito bem. Mas já que vias sem custos para o utente (SCUT) pagam portagens, deviam taxar esses simpáticos visitantes do maior país do mundo, afinal de contas é turismo, e o nosso secretário geral do turismo deixou por estes dias bem claro que este é essencial para o nosso crescimento económico, não podemos desperdiçar estas verbas!
São Russos, e não Soviéticos, já não comem criancinhas ao pequeno-almoço! Relaxem!
E por falar nisso, em contrapartida, as nossas criancinhas deixaram de ter "reforço positivo" para comer o pequeno almoço, assim como também já não acreditam no papão debaixo da cama para comerem a sopa. Já só comem o hambúrguer , e já não há respeitinho que é bonito; temos assim um perigo muito maior dentro de portas, tiranos delinquentes que chamam pai ao Ronald Macdonald e mãe à Luciana Abreu ou à Ana Malhoa, que nada augura de bom. O desinteresse crónico que resulta da desinformação por tanto excesso de conteúdos, grande parte completamente inúteis e escusados, acredito que acabam por conduzir a uma nova era da estupidificação do povo. Só que desta vez, já não orgulhosamente sós, mas sim uma aldeia global de idiotas. Só isso explica o pânico repentino que se cria a partir de um conjunto de cabeçalhos toscamente sensacionalistas em que muito de especula e pouco se realmente sabe.
Ainda me vou rir, quando toda a gente descobrir que isto foi só um pretexto que o Barack Obama arranjou para chatear o Bloco de Esquerda! Eis que na sessão de jogatana semanal de canasta, o Niga vira-se para Vladimir:
«"- Olha lá, há uns jovens na província Oeste de Espanha, que ainda não percebi se serão bicéfalos ou acéfalos, falam em sair da NATO! Já viste a chatice ? Deixávamos de ter Base na Terceira e tínhamos que ir aturar o Alberto João Jardim, e reabastecer os depósitos a bananas, já para não falar que me ia obrigar a ser o Rei do próximo Carnaval. Não nos fazias o jeitinho de mandar lá os teus rapazes dar uns passeios? Era porreiro que assim por uns diaso pessoal esquecia-se o ébola e os fiascos do médio oriente e essa cena toda!Assim da próxima podem ser vocês a ficar outra vez bem na foto a resolver a próxima crise.. eu de qualquer maneira já não tenho mais mandatos para fazer, e já estou mesmo a perder praticamente todo o poder legislativo, Who cares? É a vossa vez de agirem e ficarem bem na foto como polícias do mundo. Váque dou-te esta caixa de cubanos, da primeira remessa a ser embargada em 62, selada ainda, que tal? " »
E pronto!
Bem, não é, não descarto também a possibilidade de simplesmente aos russos lhes ter dado uns apetites de vir comer um bom peixe grelhado ou uma sopa de peixe a Peniche, que isto de viver à base de congelados, convenhamos, deve ser muito chato! Ou então vir visitar o Cabo Carvoeiro, tão bonito com as suas inconfundíveis marcas geológicas.. é que pelas Rússias é tudo branco, e uma vida demasiado monocromática deve ser depressiva.. não hão-de eles descarregar na vodka.. ninguém merece.. os homens estão só a tentar ser felizes.. nós portugueses é que também, francamente! - pensamos sempre o pior das pessoas!
Paz e Amor.. e mais um copo aqui para o canto.. traçadinho, vodka com tinto, obviamente!
Mustekem-mos!
[[[]]] ***
Sem comentários:
Enviar um comentário